Blog Oficial da Feneis

Setembro Azul: Uma inclusão total com a Língua de Sinais

O que é:

A Semana Internacional dos Surdos é uma iniciativa da WFD – World Federation of the Deaf e foi lançada, pela primeira vez, em 1958, em Roma, Itália. É celebrada anualmente pela comunidade mundial de surdos na última semana de setembro para comemorar o mesmo mês em que foi realizado o primeiro Congresso Mundial da DMA. A IWD é celebrada através de várias atividades pelas respectivas comunidades de surdos em todo o mundo. Essas atividades apelam para a participação e envolvimento de várias partes interessadas, incluindo famílias, colegas, órgãos governamentais, intérpretes profissionais de língua de sinais e Organizações de Pessoas com Deficiência.                       

Por quê:

A única semana do ano:

que vê uma defesa global altamente acordada para aumentar a conscientização sobre a comunidade de surdos em diferentes níveis. Trata-se de reunir, unir-se e mostrar essa unidade ao resto do mundo.                       

Promover os direitos humanos:

das pessoas surdas e ressaltar tópicos que merecem atenção.

Campanha:

para o resto do mundo através de mobilização consistente, coordenado e de grande alcance para assegurar que as campanhas sejam visíveis na cobertura da mídia.

Tema 2017:

A Semana Internacional dos Surdos ocorre sob o tema ‘Uma inclusão total com a Língua de Sinais!’. Ele reflete o tema da 3ª Semana Internacional dos Surdos 2017 e destaca que a inclusão total de surdos é possível quando a Língua de Sinais é reconhecida e usada dentro da sociedade.

A Semana Internacional dos Surdos enfatiza a importância da Língua de Sinais. Com o reconhecimento, a utilização e a promoção da Língua de Sinais, os direitos na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Agenda 2030, recentemente adotada, e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não podem ser totalmente alcançados.

Palavra-chave:

  • Direito de Nascimento;
  • Identidade Surda;
  • Acessibilidade;
  • Igualdade Linguística;
  • Educação Bilíngue;
  • Igual Oportunidades de Emprego;
  • Igualdade de Participação;
  • Aprendizagem ao Longo da Vida.

O Grupo Feneis é filiada à World Federation of the Deaf desde 1988 como associada efetiva, por isso estamos reforçando o compromisso com a campanha para o Setembro Azul no Brasil, juntamente com esta federação.

Faça você também a sua parte!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *