Blog Oficial da Feneis

Feneis de São Paulo comemora 20º anos existência

A Feneis de São Paulo realizado uma comemoração dos 20 anos de existente da instituição, realizado no dia 16 de dezembro de 2017 no auditório da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller na cidade de São Paulo

Compareceram diversas autoridades, surdos, ouvintes e simpatizantes dos movimentos da causa surda. A mestre de Cerimônia, Sra. Silvia Sabanovaite que já foi ex diretora apresentou a todos com a programação do evento.

A mestre Silvia, apresentou uma peça de teatro onde os surdos Emerson Luiz De Araujo Andrade e Rafaela Santos Schineider de Queiroz fizeram apresentação que o sofrimento da sociedade que não reconhece os surdos e não respeitam seus direitos, o ator Emerson fez um papel como pessoa preconceituosa com surdos e a Rafaela que é militante tentando explicar que os surdos sofrem por causa da falta de conhecimento, e reconhecer Libras na sociedade e no final ator Emerson aceitou e fizeram união com as mãos de cada um em forma do símbolo da Feneis.

A mestre de Cerimônia chamou o diretor desta instuituição Neivaldo Zovico para apresentar a história da Feneis de São Paulo com fotos deste inicio da instituição até hoje e também movimento dos surdos no estado de São Paulo.

A Feneis de São Paulo foi fundada no dia 24 de abril de 1997, durante 20 anos de luta para levantar a bandeira da comunidade surda paulista, representa a comunidade surda em diversos órgãos públicos, toda gestão da diretoria que fez parte da Feneis de São Paulo são surdos e também alguns voluntários que são intépretes de Libras, surdos e simpatizantes que participaram a luta dos surdos.

Em seguida, a Mestre de Cerimônia convidou o surdo Sandro dos Santos Pereira para apresentar uma poesia sobre Surgimento da Feneis sobre movimento dos Surdos Paulistas, a apresentação foi maravilhosa e baseado na imagem do próprio surdo que já viveu dentro da Feneis há 20 anos

Mais tarde, a Mestre Silvia convidou o diretor Neivaldo para entregar troféu em Destaque do ano 2017 em homenagem a gestão institucional da Feneis, atuais diretores, militantes surdos e ouvintes que lutam para nossos direitos, atletas surdos, autoridades que reconheceram e apoiaram, e representantes do patrocinador.

Conforme a lista dos que diretor Neivaldo entregou troféu de homenagem aos homenageados segue a apresentação:

Depois da homenagem, foram sorteados os prêmios 10 webcams C920 da Logitech e foi chamado em sorteio pelo numero de celular que fizeram o cadastro, esse momento animou bastante os participantes do evento.

E diretor Neivaldo teve uma surpresa ao receber uma placa em homenagem das mãos dos representantes Wilber Linhares da empresa Inex e Adriana Benjamin da empresa AB Tradução por reconhecimento do ativismo social, incentivador do movimento surdo no Brasil e apoiador do Ensino de Libras.

No encerramento, o Diretor Neivaldo agradeceu pelo dedicação e apoio de voluntários que trabalharam no evento, estes são do curso de capacitação de instrutores de Libras que a Feneis está oferecendo, o curso é gratuito, também agradeceu as empresas que fizeram apoio e patrocínio Logitech, Inex, AB Traduções e EMEBES Helen Keller que proporcionaram um momento inesquecível e deixam uma história que jamais sairá da memória.

No final do evento os participantes foram para outro salão onde oferecemos um coquetel e todos se satisfizeram muito com o evento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *