Blog Oficial da Feneis

Cartórios Paulistas passam a oferecer atendimento em Libras em todo o Estado

Com o objetivo de atender aos cerca de 586 mil deficientes auditivos do Estado de São Paulo*, e a entrada da Lei n°13146/15, que regulamenta a prestação de serviços às pessoas portadoras de deficiência, os Cartórios de todo o Estado de São Paulo passam a disponibilizar a partir desta segunda-feira (18.01) em todas as suas unidades, o Sistema de Atendimento a Deficientes Auditivos, em uma iniciativa inédita da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP).

O novo sistema passa a integrar o atendimento presencial no cartório a um intérprete de Libras que estará disponível por teleconferência. A iniciativa demonstra a busca constante da Associação por novas tecnologias que promovam a inclusão e a melhor experiência dos cidadãos. De acordo com o presidente da Anoreg/SP, Leonardo Munari, “é preciso tratar a inclusão dos deficientes com consciência e responsabilidade, vislumbrando uma oportunidade de crescimento social e não como uma mera obrigação jurídica”.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos com estrutura gramatical própria, proveniente de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, realizada por meio de sinais formados pela combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.

A iniciativa implantada pela ANOREG/SP, conta com o apoio das demais entidades de notários e registradores paulistas: Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP) e Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – São Paulo (IEPTB/SP)

 * Fonte: Pesquisa Nacional da Saúde, IBGE.

Sobre a ANOREG/SP

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) é uma entidade sem fins econômicos, filiada à Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR) criada em 1928, com o objetivo de promover a união em defesa dos direitos e interesses dos cartórios paulistanos. A associação representa e presta serviços às entidades estaduais e nacionais de notários e registradores, colaborando com o Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral da Justiça.

Confira no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *