Blog Oficial da Feneis

Tema da Redação do Enem2017 é Desafios para a educaçao de surdos no Brasil

Pela primeira vez, o Enem terá videoprovas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na Videoprova Traduzida em Libras, as questões e as opções de respostas são apresentadas em Libras por meio de um vídeo. O recurso terá o mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular, além da garantia de qualidade e normas de segurança máxima de todas as provas do Enem.

“Nós, surdos e surdas, ficamos feliz com a escolha. Já está na hora de sermos visíveis perante a sociedade, assim como a língua de sinais brasileira (Libras). É uma conquista de uma parcela significativa da população que vem lutando diariamente para ser de fato incluída”, analisou Ana Regina de Souza Campello, ex-presidente da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos).

“Não basta a acessibilidade, que é um direito natural, mas os surdos e surdas são sujeitos sinalizastes e pensantes.Assim as pessoas estão motivados a conhecer mais nossas singularidades: cultura, identidade e história. Só podemos dizer que é uma conquista histórica”, concluiu.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Comentários

  1. Maravilha, Ana Regina já foi minha professora na época que fiz Pedagogia e fui estagiar . Essa inclusão que oferecem aos Surdos é uma brincadeira, falo por experiência, sou professora de Legislação de Transito para Surdos, eles são os melhores condutores no Trânsito, pois o que aprenderam foi todo o conteúdo em LIBRAS, então quando há de fato o profissional dedicado a formação, a instrução, as informações de verdade, os colocamos em igualdade de direito com um profissional e um aluno capaz de seguir a sua carreira e chegar aos seus objetivos. Infelizmente o Detran abortou todo nosso sonho, mesmo tendo formado mais de 2mil Surdos no Estado do Rio de JANEIRO. Parabéns aos surdos! Na união vocês vencerão todos os obstáculos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *