Relançamento do Atendimento Online da CIL em São Paulo
No dia 24 de abril deste ano, na biblioteca Mario de Andrade, no Centro da Capital de São Paulo, a secretaria municipal da pessoa com deficiência – SMPED – relançou o atendimento online da CIL – Central de Intermediação em Libras -, serviço por reformulado por esta secretaria que vai atender a população surda de forma remota com intérprete ao vivo.
A data para esta inauguração foi escolhida por causa da alusão ao dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Participaram diversas autoridades do governo municipal: o prefeito Bruno Covas; o secretário municipal da SMPED, Cid Torquato; o secretário adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Lopes; o secretário municipal de SMIT, Daniel Annenberg; o secretário municipal de Cultura, André Sturm; e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD – SP, Ana Claudia Domingues. A cerimônia contou com intérprete de Libras, guia intérprete para surdocegos e áudio para deficientes visuais.
O serviço foi testado ao vivo pelo membro do Conselho Gestor da SMPED, Paullo Vieira e pelo Neivaldo Zovico, diretor regional da Feneis de São Paulo, que foi convidado para fazer o depoimento sobre a importância do movimento da comunidade surda e do respeito aos surdos, a fim de quebrar as barreiras de comunicação. Ele, agradecendo as autoridades, pronunciou a frase de alerta: “estamos na fase de eleição, se não houver acessibilidade para surdos, não votaremos nos candidatos, porque não podemos ter informações sobre eles”, recebendo o aplauso de todos.