Melhoria para a educação de surdos da cidade de Valinhos foi pauta em reunião que teve a participação de vários representantes
No dia 25 de abril, na secretaria municipal de educação da cidade de Valinhos, reuniram-se o Diretor Regional da Feneis de São Paulo, Neivaldo Zovico, o assessor da Deputada Mara Gabrilli, Paullo Vieira, a professora e militante do MSV – Movimento dos Surdos de Valinhos -, Mirian Lourdes Ferreira dos Santos Silva, a intérprete Elaine Aparecida Moreira, o Secretário da Educação Zeno Ruedell, a Coordenadora do departamento de apoio pedagógico, Ana Angelica e o vereador Luiz Mayr Neto.
O objetivo desta reunião foi trocar ideias e melhorar a educação para surdos na cidade de Valinhos. Neivaldo, o diretor regional, explicou que é importante ter a escola bilíngue para surdos e ou classe bilíngue para surdos, pois as crianças são pequenas e não adianta colocar intérprete de Libras, uma vez que para trabalhar com o ensino básico, é necessária a formação em pedagogia. Além disso, em outros lugares onde adolescentes cursam a escola regular, é necessário ter a presença do profissional intérprete que precisa ser avaliado em sua prática de Libras e não colocar ênfase na escrita. O que tem acontecido é que muitos deles passam nos testes escritos e sua competência em Libras não tem sido avaliada.
Na ocasião, Paullo Veira explicou que é importante respeitar a LBI – Lei Brasileira de Inclusão – seguindo o que determina a “Educação para todos.”