Tema da Redação do Enem2017 é Desafios para a educaçao de surdos no Brasil

Voltar

Pela primeira vez, o Enem terá videoprovas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na Videoprova Traduzida em Libras, as questões e as opções de respostas são apresentadas em Libras por meio de um vídeo. O recurso terá o mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular, além da garantia de qualidade e normas de segurança máxima de todas as provas do Enem.

“Nós, surdos e surdas, ficamos feliz com a escolha. Já está na hora de sermos visíveis perante a sociedade, assim como a língua de sinais brasileira (Libras). É uma conquista de uma parcela significativa da população que vem lutando diariamente para ser de fato incluída”, analisou Ana Regina de Souza Campello, ex-presidente da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos).

“Não basta a acessibilidade, que é um direito natural, mas os surdos e surdas são sujeitos sinalizastes e pensantes.Assim as pessoas estão motivados a conhecer mais nossas singularidades: cultura, identidade e história. Só podemos dizer que é uma conquista histórica”, concluiu.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Diretoria de Marketing e Comunicação

Leia Também

Deixe seu comentário

  1. Maravilha, Ana Regina já foi minha professora na época que fiz Pedagogia e fui estagiar . Essa inclusão que oferecem aos Surdos é uma brincadeira, falo por experiência, sou professora de Legislação de Transito para Surdos, eles são os melhores condutores no Trânsito, pois o que aprenderam foi todo o conteúdo em LIBRAS, então quando há de fato o profissional dedicado a formação, a instrução, as informações de verdade, os colocamos em igualdade de direito com um profissional e um aluno capaz de seguir a sua carreira e chegar aos seus objetivos. Infelizmente o Detran abortou todo nosso sonho, mesmo tendo formado mais de 2mil Surdos no Estado do Rio de JANEIRO. Parabéns aos surdos! Na união vocês vencerão todos os obstáculos!