Blog Oficial da Feneis

Reunião com os assessores do Senado Paulo Paim

No dia 28 de abril de 2018, reuniram-se na Feneis do Rio Grande do Sul, o diretor regional Carlos Martins, diretora administrativa Maria Cristina Laguna, coordenador de desenvolvimento profissional Jeferson Gonçalves a intérprete de Libras Juliana Neves juntamente com o Auxiliar Parlamentar do gabinete do Senador Paulo Paim, Sr. Santos Fagundes e a Secretaria Parlamentar Valesca Telles Ribeiro. A reunião teve como pauta a apresentação de três documentos a serem encaminhados ao Senador.

O primeiro documento propõe a alteração de alguns artigos do Decreto n. 5626/2005 em que se coloca a necessidade de inserir a Libras desde a educação infantil para todas as pessoas, a garantia da inserção a língua de sinais para a criança surda, a garantia de concursos públicos acessíveis e certificação de proficiência realizadas por entidades com reconhecimento das secretarias de educação.

O segundo documento pauta a necessidade de emendas para a criação de centrais de interpretação para os municípios que atendam os surdos nos diferentes órgãos públicos.

O terceiro documento aborda o incentivo aos órgãos públicos de buscarem na mão de obra terceirizada, a contratação de surdos, oportunizando a inserção destes no mercado de trabalho.

O assessor Sr. Santos coloca que as pautas são relevantes e que imediatamente estarão em Brasília para o conhecimento do Senador. Aponta ainda a necessidade do tensionamento político para que estas reivindicações não parem. Desta forma pensou na possibilidade de continuarem os diálogos a partir de um Grupo de Trabalho. O próximo encontro ficou agendado para o dia 05 de abril, às 10h na Feneis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *