Blog Oficial da Feneis

Nota à Imprensa: Maranhão é exemplo de acessibilidade no Brasil que dá certo

O Grupo Feneis elogia o Governo do Estado Maranhão que realizou o primeiro parto com a presença de intérprete de Libras:

No dia 9 de agosto de 2017, no estado de Maranhão, ocorreu o parto de uma cidadã surda na cidade de São Luis. Nessa notícia o que destacamos é o registro de que pela primeira vez fez em todo o Brasil, durante um parto a paciente surda, foi assistida pela presença de um intérprete de Libras, garantindo a total acessibilidade da paciente e de seus familiares durante todo o procedimento.

Destaca-se nessa ação a equipe dos médicos, enfermeiros, anestesistas e o corpo funcional do hospital em compreender que além das questões da saúde do paciente, havia a necessidade da comunicação entre a equipe médica e a paciente.

O Grupo Feneis sente-se em nome da comunidade surda do Brasil contemplada por essa iniciativa do hospitalar no Maranhão, pois potencializa-se as necessidades latentes da comunidade surda desse estado, como também valoriza a função do TILS nesses espaços que também devem ser de inclusão social. “Maranhão é um exemplo de acessibilidade hospitalar em todo o Brasil” e nisso, entendemos que estamos no caminho certo, pois de fato pensar na acessibilidade comunicacional na área de Saúde é fundamental para garantias de inclusão.

O Grupo Feneis agradece ao Governo do Estado de Maranhão em implementar através da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Participação Popular (Sedihpop), pelos serviços prestados da Central de Interpretação de Libras (CIL). É importante para o direito humano, cidadania para surdos e deficiências auditivas do estado de Maranhão garantir uma comunicação acessível aos surdos. “Este é um compromisso que todos devemos promover para uma inclusão social“.

Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *